Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quem ainda acredita em Vanderlei Luxemburgo?

Há uma semana ouvi de pessoas que acompanham futebol de que Luxemburgo seria o técnico ideal para a seleção brasileira. Também ouvi de torcedores são-paulinos que o treinador teria de vim para o lugar de Ricardo Gomes para, ai sim, o São Paulo derrotar o Inter e ser campeão da Libertadores. Cada um acredita no que bem quiser, até em Papai Noel. Mas faz tempo que o treinador do Galo não deixa o presentinho na janela, isto é, um bom trabalho que possa ser aproveitado.

Após a tríplice coroa de 2003 com o Cruzeiro, talvez o grande time de uma só temporada nos últimos anos, estava claro quem era o maior treinador do Brasil. Para comprovar a tese, Luxemburgo saiu do time mineiro e foi campeão de novo em 2004, com o Santos. De lá, partiu para o Real Madrid. No time espanhol, não foi assim tão mal como alguns pensam, mas foi demitido em seis meses de trabalho.

Na volta ao Brasil, começou a derrocada. Sim, o Santos semifinalista de Libertadores em 2007 e o Palmeiras campeão paulista de 2008 tiveram seus meses de fama. Mas foi pouco. Luxemburgo teve o aval de Marcelo Teixeira e a grana da Traffic para fazer o que bem entendesse, em Santos e Palmeiras, respectivamente. Soma-se a isso seu grande salário, se percebe que o custo-benefício foi muito ruim.

O Santos até fazia boas campanhas, mas nunca assustou o São Paulo de Muricy nos campeonatos brasileiros. O Palmeiras, idem. As contratações absurdas como Rodrigo Tiui, Magnum e Emerson (Santos); Fabinho Capixaba, Jumar e Mozart (Palmeiras), sendo que os últimos de cada time tinham salários estratosféricos, foram desastrosas.

Agora, no Galo, Luxa dizia que queria recuperar a fama, e fazer do time campeão brasileiro. Trouxe medalhões, como Diego Souza, Daniel Carvalho, Mendez, Rever e Fábio Costa. Até agora? Zona de rebaixamento.

Acho que o Galo subirá neste campeonato, e ficará entre os 10 primeiros. Mas Celso Roth foi 6º como um time bem pior que esse. Vamos ver a posição do Luxa em dezembro. A parte a isso, restarão alguns fieis seguidores. Tudo bem, estamos em uma democracia. Até Paulo Maluf tem os seus.

Um comentário:

Francisco disse...

O Luxa tem um grande potêncial. Não acredito que ele esteja nas últimas como aparece nesse texto. Se ele pegar um time razoável, e der tempo para o seu trabalho. bons resultados virão.